Skip to content

Endometriose: O que é e como tratar?

A endometriose é uma condição ginecológica comum, mas muitas vezes subdiagnosticada. Estima-se que cerca de 10% das mulheres em idade reprodutiva sejam afetadas por essa doença, que ocorre quando o tecido semelhante ao endométrio cresce fora do útero, podendo atingir ovários, trompas e outros órgãos. Como médico especializado em cirurgia ginecológica, vejo de perto os desafios enfrentados pelas pacientes com essa condição e a importância de um tratamento personalizado.

Principais sintomas

– Dores menstruais intensas (dismenorreia);
– Dor durante as relações sexuais (dispareunia);
– Dificuldade para engravidar (infertilidade);
– Dor pélvica crônica
– Alterações intestinais e urinárias relacionadas ao ciclo menstrual.

Diagnóstico e Tratamento

O diagnóstico pode ser feito por exames de imagem como ultrassonografia e ressonância magnética, mas a confirmação definitiva ocorre por meio da videolaparoscopia. Esse é um exame essencial, pois permite visualizar os focos da doença e planejar um tratamento eficaz. O tratamento pode envolver terapias hormonais para controle da progressão da doença e alívio dos sintomas, além de intervenção cirúrgica minimamente invasiva nos casos mais graves.

A endometriose pode impactar significativamente a qualidade de vida da mulher. Por isso, um acompanhamento médico especializado é essencial para um tratamento adequado.

Matérias relacionadas...

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para personalizar o conteúdo e melhorar sua experiência no site de forma segura. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Politica de Privacidade